La vou eu, segue texto de regras. Regras OK? 4 jogadores são muitos para ficarem como juizes, vamos reduzir para 2? Quem assume?
As regras
Como em qualquer modalidade esportiva, existem regras que regem os combates com equipamentos de espuma, de modo a garantir a segurança dos participantes.
Áreas de ataque:
Combate por desmembramento:
Cada combate vale 2 pontos. O combatente que marcar 2 pontos primeiro, ganha. As áreas que podem ser atingidas são: Tronco (vale 2 pontos), Braços (valem 1 ponto cada) e Pernas (valem 1 ponto cada).
Golpes no tronco:
· O que é considerado “TRONCO“: Peito, costas, abdome (ou barriga), ombros.
· O combatente atingido sofre 2 pontos de dano e perde o combate automaticamente.
· Exceção: É proibido acertar a região peitoral ou dos seios em mulheres combatentes (Ver Áreas Sensíveis, abaixo).
Golpes no braço ou na mão:
Definições:
· O que é considerado “BRAÇO”: região entre o pulso e o ombro. Se houver dúvida, considerar o lugar onde se coloca o relógio e a costura do ombro da camiseta/tabard.
· O que é considerado “MÃO”: a região entre o pulso e a ponta dos dedos.
Regras:
· O combatente atingido na região do BRAÇO sofre 1 ponto de dano, e deve colocar o braço para trás.
o O braço atingido não pode mais ser usado no combate.
o Se for atingido o braço que manipula a arma, o combatente deve passar a arma para a outra mão;
o Se for atingido o braço que segura um escudo ou arma secundária, o combatente deve soltar o equipamento, ou colocá-lo para trás.
· Golpe na região da MÃO que segura arma: não conta pontos.
· Golpe em uma MÃO desarmada: conta-se como ponto no BRAÇO desarmado.
· Golpe em BRAÇO/MÃO que já foram atingidos anteriormente: considera-se como golpe no TRONCO, pois os braços atingidos devem ficar em contato com as costas do combatente.
Golpes na perna ou no pé:
Definições:
· O que é considerado PERNA: Região entre o tornozelo e a cintura. Se houver dúvida, considerar a distância entre o “cano do tênis” e a cintura da calça.
· O que é considerado PÉ: Região entre o tornozelo e as pontas dos dedos.
· Exceção: É proibido acertar a região da virilha em homens combatentes (Ver Áreas Sensíveis, abaixo).
Regras:
· O combatente atingido na região da PERNA sofre 1 ponto de dano, e a golpeada fica sempre para trás.
o A sola ou a ponta do pé da PERNA atingida devem estar sempre tocando o chão.
o O combatente pode se mover, arrastando a perna, como se estivesse mancando.
o O combatente não pode pular em uma perna só (a infame manobra “saci-pererê”).
· Golpe na região do PÉ: não conta pontos.
· Golpe em PERNA que já foi atingida anteriormente = não conta pontos.
Golpes em áreas sensíveis:
· As seguintes partes do corpo são consideradas áreas sensíveis: pescoço, cabeça, virilha masculina, peitoral feminino.
· Se qualquer das áreas acima for atingida, o atacante perde o combate ou é eliminado automaticamente da modalidade.
· Arma que bate no oponente e resvala para uma das áreas sensíveis: ver regra anterior, onde quem acertou a área sensível é eliminado imediatamente.
o Justificativas: Swordplay envolve controle da arma e respeito pela integridade física do adversário; se não fosse assim, não precisaríamos nos importar tanto com segurança de equipamentos e disciplina em combate.
Regra Opcional:
1ª Se alguém insistir em “se defender com a cabeça” (bloquear golpes com a cabeça ou com uma das áreas sensíveis) para forçar a eliminação de um oponente, essa pessoa será convidada a passar por uma “oficina de combate” ao lado do campo de batalha, onde faremos questão de demonstrar (com força) o que pode acontecer com quem insiste em se defender com a cabeça.
2ª Não usar a regras de “advertência”. A derrota ou eliminação de quem acerta uma área sensível é imediata.
Combate por pontos:
· Ao invés de 2 pontos, a quantidade de pontos do combate é decidida entre os duelistas de antemão. Os valores mais comuns são 1 ou 3 pontos.
· Os duelistas não perdem o uso de braços e pernas caso sejam atingidos. Entretanto, deve-se manter um registro da pontuação.
· As áreas proibidas são as mesmas do combate por desmembramento, com as mesmas penalidades.